O Colégio CENSA | Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida – EFM, inscrito com o código 01092, está localizado na Rua José Osires Baglioli, 430 ∕ 150 – Xaxim – Município de Curitiba, localidade urbana, CEP 81820-090, endereço eletrônico ctansaparecida@escola.pr.gov.br, telefone: (41) 3346-6711 ∕ (41) 3268-4281, sendo subordinada a Secretaria de Estado da Educação, tendo como Entidade Mantenedora o Governo do Estado do Paraná.
O Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida – Ensino Fundamental e Médio iniciou suas atividades em 1950. Ao passar dos anos, devido à necessidade de adequar-se à realidade da comunidade e principalmente da legislação vigente no que abrange a educação, teve várias denominações.
Atende aproximadamente 538 alunos em três turnos: manhã e tarde com Ensino Fundamental anos finais, e o período noturno com a Educação de Jovens e Adultos- Ensino Fundamental Fase II e Ensino Médio. Oferece ainda sala de recursos multifuncional e programa de aprendizagem para o Ensino Fundamental anos finais no período da manhã e tarde ( (dados de 2021).
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR.
A comunidade escolar é constituída por alunos provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo, onde se faz necessário à ausência dos pais trabalhadores assalariados durante um período prolongado do dia e uma outra minoria constituída por alunos provenientes de famílias bem estruturadas onde os pais também trabalham, mas conseguem participam da vida escolar de seus filhos.
As famílias em sua maioria são pessoas vindas do interior do Estado, com esperança de melhorar de vida, diante de uma capital promissora, Curitiba, é uma Cidade Industrial em constante crescimento; com isso uma possibilidade de oferta de emprego bem maior do que no interior. Instalam-se nos vários bairros de Curitiba e conseguem na sua minoria realizar o sonho da casa própria.
Com relação à religiosidade, uma porcentagem significativa das famílias têm doutrina evangélica, mas a maioria é católica.
Alguns pais voltaram a estudar devido a oferta de estudos para Jovens e Adultos na rede de ensino, mas a grande maioria possui Ensino Fundamental e Médio Incompleto.
Temos uma comunidade que enfrenta muitos desafios para manter o filho estudando, que acredita na filosofia do Colégio e gosta da política educacional trabalhada com compromisso e responsabilidade para com os alunos e comunidade escolar, e que muitas vezes deixa de acompanhar a vida escolar de seus filhos. Temos muitos pais e responsáveis completamente comprometidos com a educação e dispostos a cooperar com o que o colégio propõe e outros que infelizmente cooperam com o desestímulo dos filhos, não participam e se omitem na responsabilidade de educação de seus dependentes que é compromisso de todos.
A comunidade tem uma imagem positiva da escola, observada através dos comentários das famílias e da Avaliação Institucional realizada anualmente. A comunidade escolar também considera importantes os conteúdos desenvolvidos pela escola com seus filhos, entendendo que eles são importantes para o crescimento pessoal individual e para “a vida e o futuro”. Quando os filhos apresentam dificuldades de aprendizagem na escola, os pais tentam resolver com conversas e “ajudando a fazer as tarefas”.
Caso não se resolva, é muito natural procurar a escola e os professores, pois são sempre bem atendidos.
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
O Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida – Ensino Fundamental e Médio iniciou suas atividades em 1950, com o passar dos anos, devido à necessidade de adequar-se a realidade da comunidade e principalmente da legislação vigente no que abrange a educação, passando por várias nomenclaturas.
Em 1950 num pavilhão construído pelo Estado, funcionava a Escola Isolada do Jardim Urano. A diretora era a senhora Pedrina Garcia de Lima, na escola havia 17 alunos.
Em 1963 a escola foi ampliada para grupo escolar, quando Dona Abigail Neves, primeira corretora do bairro Jardim Urano, devota de Nossa Senhora Aparecida, doou à imagem da Santa, que passou a dar nome à Escola, este ano a escola teve seu registro junto a Secretaria da Educação:
Diário Oficial – Curitiba, 18 de novembro de 1963 – Decreto 1986. “Decreto: Art. 1º - Fica elevado à categoria de Grupo Escolar do Jardim
Urano, nesta capital, com a denominação de Grupo Escolar Nossa Senhora Aparecida”. Assinado – Ney Braga.
Em 1967 sob a direção da Senhora Pedrina Garcia de Lima a escola funcionava com 04 turmas de 1ª à 4ª série, sendo uma sala para cada série.
Com a lei em que só poderia dirigir uma escola uma professora formada, assume então a direção da escola dona Maria Rosa Carvalho, e por um período curto, também a inspetora auxiliar, senhora Maria Conceição Leal, dirigiu a escola até a chegada da nova Diretora.
Em 1968 chegava a professora Teresa Michalichem Ferreira, para assumir a direção da escola, que já contava com 163 alunos e 12 professores, em pouco tempo a escola apresentava vida nova com muro, energia elétrica, água, salas de aula e mais professores.
Em 1971 sob a direção da Senhora Sirene da Silva Rocha, a escola recebe prédio novo de alvenaria com 08 salas de aula, salão, área coberta, cantina, biblioteca, 03 turnos de funcionamento, 1135 alunos e com 42 professores.
Em 1973, com o Parecer 60/74, a escola passa a ser a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida – Ensino de 1º Grau.
Em 1974 a escola estava com 2011 alunos, com ensino de 1ª à 6ª séries.Em 1976 formam-se as primeiras 8ª séries. Novas instalações com mais 06 salas de aula.
Em 1977 a escola obteve o 1º lugar na 9º FUMUCI – 1º EXPONACI – dentre 310 projetos inscritos em Geografia com: Sistema Solar em Movimento.
Em 1978 inauguração do laboratório, canchas de esporte iluminada, mais 08 salas, biblioteca, Educação para o Lar, oficina de artes industriais.
A escola contava com 3042 alunos e 141 professores.
Em 1983 com eleições diretas para direção das escolas estaduais, foi eleita a Professora Sheila Marize Toledo Pereira, e reeleita em 1985.
Em 1988 foi eleito, com eleições diretas para direção das escolas estaduais, o Professor José Ailton Pires permanecendo na direção até 1992.
Em 1993 com desmembramento do Colégio (Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida funcionava no espaço físico que hoje é o Colégio Estadual São Pedro Apóstolo) foi indicada pelo Sr. Diretor José Ailton Pires a Professora Roseli Dalla Rosa Hasse para assumir a direção deste Colégio, que na época oferecia ensino de 1ª a 4ª séries.
Em 1996 com eleições diretas para direção das escolas estaduais, foi eleita a Professora Olinda Guimarães de Paiva, e reeleita em 1998 e 2000.
Em 2001 por indicação do Núcleo Estadual de Educação assume a direção a Professora Margarete Aparecida Leite, permanecendo no cargo por pouco tempo.
Em 2002 com eleições diretas para direção das escolas estaduais, foi eleita novamente a Professora Olinda Guimarães de Paiva, e reeleita em 2004, 2006 e 2008 com mandato previsto até 2011.
No ano de 2011 após a Professora Olinda Guimarães de Paiva ao aposentar-se, assumiu a direção da escola a Professora Laureci Juçara Farias Wist a qual detinha o cargo de diretora auxiliar.
Em 2012 com eleições diretas foi eleita a diretora a Professora Laureci Juçara Farias Wist, permanecendo no cargo até o ano de 2018 ano em que aposentou-se, assumindo a direção da escola a Professora Neloir Ferreira Bueno que encontra-se no cargo até o presente momento.
Nosso estabelecimento de Ensino pertence à Rede Estadual, sendo administrado pela Secretaria Estadual da Educação do Estado do Paraná.
Nossa Escola tem por finalidade proporcionar um ensino de qualidade, onde todos os envolvidos com a educação, participem de uma maneira ativa e participativa: Direção, Corpo Docente, Corpo Administrativo, Funcionários, Corpo Discente e Comunidade.
RESOLUÇÕES
Nosso Estabelecimento de Ensino mantém:
Ensino Fundamental – CBA – 4 anos, autorizado pelo decreto nº. 2545/88 de 14/03/88;
Ensino Especial autorizado pelas Resoluções nº. 3956/93 de 22/07/93 e nº. 3877/93 de 15/07/93;
Educação de Jovens e Adultos Ensino Fundamental Fase II com autorização de funcionamento sob nº. 2853/98 – SEED.
Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio autorizado pela Resolução nº. 1785 de 15 de Agosto de 2001.
Educação Fundamental de 5ª a 8ª séries, autorizado pela Resolução nº. 3665/03 de 21 de novembro de 2003.
Atualmente o funcionamento acontece em três turnos matutino e vespertino com Ensino Fundamental (6º a 9º ano) e noturno com a Educação de Jovens e Adultos Ensino Fundamental Fase II e Ensino Médio com aproximadamente 538 alunos ao todo, 45 professores, 3 pedagogos e 13 funcionários. Atendemos também alunos em sala de Apoio e sala de classe especial para alunos com Deficiência de Aprendizagem, nos períodos manhã e tarde.
2.4 MISSÃO
É promover uma educação de qualidade para todos os estudantes, levando-os a construir sua história com responsabilidade, autonomia e dignidade, contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.
2.5 VALORES
7 valores da educação moderna que tendem a ser cada vez mais transmitidos nas salas de aula:
1 - Capacidade de adaptação
A flexibilidade tem sido cada vez mais transmitida aos estudantes. Os professores devem trabalhar essa ideia durante as aulas, incentivando os alunos a perderem o medo das mudanças para se adaptarem mais facilmente a novos lugares e situações.
2 - Expansão do conhecimento
Os alunos têm tido a sua curiosidade cada vez mais estimulada, a fim de não perder o interesse de pesquisar por assuntos novos, aumentando o seu repertório de conhecimentos.
3 - Independência
Na educação moderna, os alunos devem ser estimulados, desde cedo, a serem capazes de ter autonomia para realizar algumas atividades. Além disso, eles são incentivados a trabalharem com as suas próprias ideias e opiniões, construindo a sua própria forma de pensar.
4 - Empreendedorismo
Em um contexto marcado cada vez mais pela valorização do profissional empreendedor, os professores devem estimular esse tipo de pensamento durante as aulas incentivando os alunos a criarem projetos e serem responsáveis por eles.
5 - Criatividade
Os alunos têm a necessidade de desenvolverem sua capacidade de elaborar soluções criativas para os problemas buscando caminhos alternativos, trabalhando com novas ideias.
6 - Espírito de equipe
Muito valorizado e cobrado no ambiente empresarial, o espírito de equipe tem ganhado um destaque especial nas instituições de ensino modernas: o aluno deve ser ensinado, desde cedo, a trabalhar em grupos, cooperando com os demais, e sabendo tolerar as falhas, comportamentos e opiniões diferentes da sua, sempre com respeito.
7 - Honestidade
Trata-se de ensinar o estudante a ser transparente com os colegas de classe e com o professor, aspecto fundamental para o trabalho em equipe.
2.6 OBJETIVOS GERAIS/VISÃO
Promover um espaço educativo no qual toda comunidade escolar seja desafiada a construir suas aprendizagens e conhecimentos, orientadas pelos princípios da gestão democrática e participativa, reforçando valores e atitudes de respeito, tolerância e solidariedade;
Organizar o trabalho pedagógico de forma democrática, participativa, onde a educação é um instrumento de transformação social, implicando a vivência teórico-prática de elementos da democracia participativa, por meio de práticas representativas e colegiadas;

